domingo, 8 de novembro de 2015

Resenha: Binno Oxz e o Clã de Prata

Nenhum comentário :
TítuloBinno Oxz e o Clã de Prata
Autor: Fábio Henckel
País: Brasil
EditoraNovo Século 
Gênero:  Literatura Juvenil / Adolescente
Número de páginas: 334 páginas





SinopseBinno Oxz e o Clã de Prata' é uma obra de ficção infanto-juvenil que tem a preocupação de explorar situações cotidianas e os conflitos pertinentes ao mundo atual, levando o leitor do riso à profunda reflexão. Dotada de uma estética única, que se aproveita da linguagem de outras mídias como internet e vídeo-game, tem a ficção científica como pano de fundo para os problemas atuais.  Abusando do bom humor e da criatividade, esse livro vai levar o leitor a acompanhar as aventuras do garoto Binno OXZ que, contando com sua inteligência e muita ousadia, descobre que nada daquilo que ele vivia era o que parecia ser.

  Resenha: 
  Eu ganhei esse livro da minha ex-professora de português na Bienal do Livro de Fortaleza de 2014. Quase um ano depois eu finalmente terminei de ler.
  Binno Oxz morava em um internato em Uttopy: a escaldante cidade ficcional, uma das últimas áreas localizadas na superfície do planeta. Órfão e maltratado, Binno é uma gênio mal compreendido. Depois de criar um software de inteligencia artificial, IA, para entrar num jogo de RPG, Binno se encontra numa enrascada. Acontece que, acidentalmente, o IA criado foi criado para servir a terrível vilão Imperador Hefesto Xenon, que estava preso mas, graças ao IA, conseguiu fugir. 
  Agora Binno está em apuros. Perseguido por Hefesto Xenon, que teme a arma secreta que o garoto tem contra o software, e tentando provar sua inocência ao Grande Oceano inteiro, que aponta a ele como traidor por libertar o Imperador e quer mandá-lo ao tubo de desoxigenação.
  Na era futurista de Já Eras quando ninguém se importa mais com a contagem do tempo e toda, ou quase toda, a população vive embaixo d'água, Binno tem de correr contra o tempo na esperança de salvar toda a população Grande Oceano e, com sorte, o ar de seus pulmões.
  A leitura desse livro foi uma surpresa completa porque, além do fato que eu ganhei, seria um livro que eu provavelmente nunca compraria por mim mesma. Como já disse, me tomou um ano todo para conseguir lê-lo. Longe de tu o que eu já li, inclusive porque eu sou mais adepta aos romances.
  Cheio de aventura, é um livro que te pega de um jeito diferente. Com leitura fluida e sem grandes interrupções, é leve e descontraído. Tratando de assuntos atuais e, um que me chamou atenção, a perspectiva de futuro. Foi impossível enquanto lia, não pensar na ponta de alusão ao esquecimento.
  No livro A Culpa é das Estrelas, temos toda a conformidade de Hazel com o esquecimento. Em Binno Oxz retrata exatamente o que aflige muitas pessoas: o esquecimento. Não importa mais quem foi Maddona ou Michael Jackson ou Shakespeare, tudo é passado.
  Deixando a nostalgia de lado, sinceramente não sei porque demorei tanto para ler. é um livro agradável e requintado de emoções, sempre com algo atormentando a vida de Binno.
  Mas, apesar de ser um livro bom, não é um livro que eu leria duas vezes. A primeira foi uma boa experiência, mas não é um livro com muitas reflexões e, sem o elemento mistério ao seu favor, a leitura seria cansativa, inclusive por ser um gênero de livro que não é muito "minha praia".
  
  Se vocês escolherem ler o livro ou já leram não esqueçam de comentar suas opiniões.
     Boa Leitura,


Nenhum comentário :

Postar um comentário